O primeiro dia de Congresso do 22º Festival do Turismo de Gramado foi de tirar suspiros com os dados animadores apresentadas pelos painelistas, na manhã de ontem, no Centro de Convenções do Serrano Resort.
O presidente do Conselho Administrativo da CVC Turismo, Guilherme Paulus, abriu o ciclo de palestras com o painel 'Um novo olhar sobre a Indústria Turística em uma Economia Globalizada: Sustentabilidade, Negócios e Investimentos', tema central do evento.
Para Paulus, "o Brasil é o país foco para os demais países em termos de sustentabilidade, negócios e investimentos". O painelista afirmou que o Brasil tem uma vasta área turística para explorar.
Depois, o painelista Márcio Favilla, diretor da Organização Mundial de Turismo (OMT), apresentou informações de pesquisas realizadas pelo órgão. Entre elas, mostrou que 75% do produto interno bruto (PIB) do Brasil vem do turismo doméstico e 25% do turismo internacional. Favilla ressaltou que, em 1980, 70% do turismo era dirigido aos países desenvolvidos e 30% aos em desenvolvimento. Hoje, este índice está quase equiparado.
No segundo bloco, a painelista Chieko Aoki, presidente da Rede Blue Tree, apresentou o tema “Gestão de Serviços e Liberdade Criativa”, que contou com a participação de Francisco Luiz Weinmann, diretor da Arquipélago Viagens. Chieko fez questão de elogiar Gramado e a direção do Festuris. Para a presidente, “a cidade não criou apenas um evento, mas sim uma oportunidade para a sustentabilidade”.
Encerrando os debates do primeiro dia, os painelistas Pedro Janot, presidente da Azul Linhas Aéreas, Faustino Pereira, presidente da ABRACORP, e Márcia Grespan Godinho, consultora de Marketing e Turismo do Instituto Marca Brasil, Ministério do Turismo, Sebrae, Confederação Brasileira de Convention Bureaux e outros, apresentaram dicas de marketing e vendas do turismo.
Márcia Godinho mostrou aos participantes que a maior parte dos turistas escolhe os destinos de suas viagens buscando satisfazer suas emoções. As classes emergentes do turismo foram o ponto central da manifestação do presidente da Azul. Janot pontuou que o mercado precisa ser criativo para criar ferramentas que possam atender a este novo segmento.
Com grade temática preparada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), o congresso segue amanhã. Durante a plenária de hoje, a presidente da entidade, Rita Vasconcelos, enfatizou a importância de capacitar cada vez mais os agentes de viagem. E destacou que os temas do congresso são atuais e polêmicos. Para ela, a discussão das atividades é necessária para agregar conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário