A imagem tem sido a menina dos olhos do Estado desde que o caboclo Plácido José de Souza encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena réplica da santa de Nazaré. Além da imagem, o colorido das fitinhas, o som dos hinos e a imponência e delicadeza da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré irão expressar o Círio em Gramado.
No dia de abertura do festival, 17 de novembro, será feito um cortejo das ruas de Gramado até a igreja São Pedro. Já no dia 18, a imagem será exibida durante a abertura do congresso do Festuris, no Serrano Resort, e logo após será levada até o Serra Park, local da feira, onde fica até o encerramento do evento.
Turismo no Pará
O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa do mundo, e também é considerado o Natal dos paraenses. Durante os dias em que o evento ocorre, milhões de pessoas de todos os lugares do mundo vão até Belém para prestigiar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Com o sucesso do evento, o presidente da Paratur, Adenauer Góes, informou que o Pará investirá em outros segmentos do turismo, já que tem potencial para isso. “Cinquenta por cento dos atrativos da Amazônia estão no Pará. E com o turismo rural crescendo 30% ao ano no Brasil, o Pará está no ‘rabo da fila’, mas tem o que oferecer”, disse Adenauer. Ele anunciou que vai lançar, no final de novembro, o Plano Estadual de Turismo até 2020, que também contempla o segmento rural por meio dos eventos agropecuários.
Imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante cortejo fluvial no Círio de 2011 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário