“Trabalhar o turismo também é um ato de fé”, disse a secretária, ao iniciar a apresentação do tema principal da sua exposição: “Reordenação do Mercado: O futuro da economia turística mundial”. Isabel mostrou os números da economia do turismo, salientando o importante incremento do Produto Interno Bruto. Segundo, ela o turismo cresceu mais que o conjunto da economia, alcançando 3,6% do PIB. Gera em torno de R$ 132 milhões de renda aos brasileiros.
Ana reforçou que o turismo doméstico tem garantido a expansão do mercado, alcançando o crescimento de 18,67%. Estes números, conforme ela, revelam a expansão do mercado corporativo e da classe C. Para a secretária, a melhor maneira de ser feliz é viajar, por isso, o investimento da melhor idade tem sido em viagens, porém, ela faz um alerta: “As agências de turismo não irão acabar, mas precisam se transformar, se adequando às tecnologias”. Para finalizar, deixou o público otimista, mostrando que o setor na América do Sul deverá crescer na margem de 20%, e que os 205 milhões de brasileiros que não viajam precisam ser captados, pois o País está trabalhando para lhes dar condições de lazer e viajar está em primeiro plano.
Ministro divulga Vêneto em palestra
Em sua palestra, o ministro do Turismo, Atividades Promocionais, Comércio Exterior e Internacionalização da Região do Vêneto (Itália), Marino Finozzi, reiterou a importância do Festuris para o turismo em seu país, já que Vêneto é o único destino italiano presente na feira. Segundo Finozzi, “o Brasil é o objetivo de Vêneto, pois o turismo brasileiro tem grandes tendências a receber e enviar turistas para todo o mundo”, ressaltou. Ainda em seu discurso, o ministro disse que após a participação da região no Festuris e em outros eventos no Brasil, a província teve um aumento de 120% no turismo em apenas um ano. O público pode acompanhar o debate com equipamentos de tradução simultânea, uma novidade do evento neste ano.
Na sequência, o congresso deu espaço à publicidade. Luiz Paulo Luppa, presidente da Trend Operadora, e Silvana Torres, fundadora da agência de marketing promocional Mark UpMotivating People, fizeram algumas explanações sobre a importância de se ter uma marca e como trabalhá-la. Luppa salientou: “Cuidado com o que a sua marca fala para o mercado. Tem que se comunicar e harmonizar a marca para potencializá-la”. Já Silvana mostrou em vídeos como conquistou a conta de uma empresa forte no mercado eletrônico, estimulando os vendedores da marca a alcançar uma meta a fim de ter retornos pessoais como brindes e viagens internacionais.
No final da manhã, Joandre Ferraz chamou a atenção do público ao explanar a responsabilidade civil na atividade turística. Ele, que é advogado e consultor jurídico da Abav nacional, teve como moderadora do seu painel Rita Vasconcellos, presidente da Abav do Rio Grande do Sul.
Fotos Cleiton Thiele/Serra Press
Programação do sábado
9 horas – “Competitividade e Qualificação”
José Paulo da Rosa - Diretor regional do Senac-RS
"Utilização da Web 2.0 Como Ferramenta de Competição no Mercado Global"
Luiz Da Gama Mór – Vice Presidente Da Tap Portugal
Moderador: Antônio De Azevedo, diretor do Instituto de Cursos da Abav Nacional, Iccabav.
9h50 - “Tendências e Oportunidades do Mercado”:
Painéis
“Turismo de Luxo”, José Eduardo Guinle
“Turismo Saúde - Cluster - Aliança entre o Público e o Privado”, Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre
Moderador: Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia, presidente do Fornatur - Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo
10h45 - Intervalo
11 horas - “Tecnologia - Estratégias de Sucesso Aplicadas ao Turismo”:
Painéis
“Como Lidar Com As Inovações Tecnológicas”, Rogério Miranda, diretor-geral da Lemontech
“Redes Sociais”, Aroldo Schultz, diretor das Empresas Schultz
“Voos On Line – Infraero”, Lea Maria Cavallero Barbacovi, superintendente de Marketing e Comunicação Social da Infraero
Moderador: Juarez Quinhones Barrozo – Diretor-presidente da Redetur
12h10 – Encerramento
Imagem de Nossa Senhora de Nazaré abriu a solenidade do congresso |
Ana Isabel Mesquita de Oliveira |
Marino Finozzi |
Luiz Paulo Luppa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário