O setor
do turismo é o terceiro mais rentável no Peru, ficando atrás somente da
mineração/petróleo e do trabalho agropecuário. Em 2010, as receitas de turismo
receptivo cresceram 12,4% em relação a 2009 no país, quando o segmento alcançou
um número recorde de receita externa: 2,7 milhões de dólares. No primeiro
trimestre de 2011, a entrada de receitas no turismo ficou em torno de 715
milhões de dólares – 15% em relação ao mesmo período do ano passado.
No ano
passado, havia quase 2,5 milhões de chegadas de turistas internacionais
registradas no Peru, dos quais mais de 115 mil eram do Brasil. Desde 2009, os
brasileiros estão cada vez procurando mais o país latino para viajar. Nestes
quatro anos, o aumento foi bastante significativo: 19,8% (2008), 28,7% (2009),
5,8% (2010) e 34,6% em (2011).
“O Brasil é um mercado estratégico para a PromPeru, e é por isso que estamos empenhados em investir em publicidade e divulgação
do país em mídia
impressa e visual,
treinamento, viagens de imprensa e seminários de familiarização e workshops, visitas porta a porta, promoção em redes sociais, alianças
estratégicas e formação de
publicidade e
participação ativa em eventos de turismo mais importantes do país”, ressalta Fabiola
Velásquez Cuba, sub-diretora de Turismo da PromPeru.
Prova
deste investimento peruano no turismo é a presença no 24° Festival do Turismo de Gramado. Segundo a PromPeru,
a
parte sul do
Brasil tem
grande potencial turístico para o país. “Estamos direcionando nossos esforços para
promover nosso
destino no sul e, assim, apoiar
o trabalho dos
empresários de
marketing que
optam por esta
região peruana”,
destaca Fabíola.
O Peru é um destino cada vez mais solicitado pelos
brasileiros. Recentemente, as ruínas de Machu Picchu foram declaradas uma das
“Sete Maravilhas do Mundo”, assim como a Amazônia ganhou o título de “Maravilha
Natural”. Estas são apenas algumas das atrações que convidam os visitantes a
procurarem cada vez mais o destino.
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