Levico-Gramado: eis o primeiro passo
Uma delegaçao de Levico dirigiu-se ao Brasil para uma troca etnico-cultural com o dinamico centro de Gramado.
Levico Terme – Retornou a Levico Terme a delegação composta pelo assessor comuna (da prefeitura) Werner Acler, pelo vice-presidente do conselho municipal e conselheiro da Comunidade Valle do Alto Valsugana Fabio Recchia, Luciana Libardi Batistella secretaria junto ao stand de Levico no Brasil, Roberto Crivellaro presidente dos hoteleiros de Levico e Mirko Libardi encarregado de imprensa. Partiram em 16 de novembro para Gramado, no Brasil, com duas finalidades: instalar um stand junto a Feira de Turismo de Gramado e também reforçar, com a assinatura do protocolo de intenções o projeto de intercambio étnico-cultural entre as duas cidades, primeiro passo para um possível futuro convenio de irmandade ("gemellagio). Uma ação tornada possível devido à iniciativa de algumas pessoas, em particular Marta Rossi, organizadora da Feira de Turismo, o Sr. Enzo Libardi, que após ter visto a brilhante realidade turística da cidade de Gramado colocou em contato as duas administrações e finalmente os dirigentes da TAM, a maior companhia aérea do Brasil que patrocinou a viagem.
Gramado é uma cidade com cerca de 33 mil habitantes com mais de 140 hotéis, hospedando, ao longo do ano, dezenas de congressos nacionais e internacionais.
Na chegada, a comitiva de Levico, conforme relatou o encarregado de imprensa Mirko Libardi, foi recebida pelo Prefeito Nestor Tissot e pelo Secretário de Turismo Gilberto Tomasini. Constantemente acompanhados da interprete Luciana Libardi e de Marli Caberlon, assessora-adjunta da Secretaria de Turismo, visitou os departamentos da prefeitura para conhecer a organização, além das varias atrações turísticas oferecidas pela cidade de Gramado como o Lago Negro, o Zoológico, o Mini Mundo e ao interior da cidade, com o turismo rural e muito mais.
Nossa delegação foi convidada de honra nos camarotes das autoridades durante as apresentações de Natal que a prefeitura de Gramado oferece aos seus visitantes, são 25 anos trazendo a esta cidade mais de um milhão de turistas.
Nos dois dias de feira a delegação trentina apresentou Levico e a Valsugana através de um stand no qual foi distribuído material a vários operadores turísticos locais.
Sábado, dia 20 de novembro, na sala de imprensa da feira, na presença de mais de 50 jornalistas, o prefeito Nestor Tissot e Werner Acler, representando a prefeitura de Levico, assinaram o protocolo de intenções que é o primeiro passo para o intercâmbio étnico-cultural, ou seja, o convênio de irmandade entre as duas cidades.
Segundo afirmou o assessor Werner Acler na sua chegada: “Além da beleza natural que cerca Gramado, os espetáculos e a hospitalidade, o que mais me chamou a atenção foi a capacitação e a vontade da administração e dos vários setores da economia (hoteleiros, comerciantes e associações) em colaborar convergendo na obtenção dos melhores resultados em termos de turismo e habitabilidade da cidade. Creio que nós, na realidade de Levico, temos muito o que aprender com eles. Na primavera aguardamos a delegação de Gramado e portanto devemos nos preparar para retribuir ao máximo a hospitalidade.”
O presidente da associação dos hoteleiros, Roberto Crivellaro: “me surpreendeu a grande sinergia que une a administração publica e a realidade econômica, a capacidade de criar uma “pérola turistica” do nada; a festa natalina dura quase tanto quanto a nossa estação de veraneio apontando para o turismo nacional e internacional de vários modos”.
As raizes trentinas de boa parte da população de Gramado, do estado do Rio Grande do Sul e também dos estados limítrofes são seguramente um incentivo para visitar Levico e a Valsugana.

Matéria foi publicada em jornal de Levico Terme
Foto: Divulgação Festuris
Foto: Divulgação Festuris
Nenhum comentário:
Postar um comentário