"Depois de tantos anos de batalha, o Festival do Turismo de Gramado celebra com a TAP essa conquista para o Rio Grande do Sul". A frase de Marta Rossi sintetiza o sentimento do trade gaúcho e da comunidade de Gramado diante da novidade apresentada pelo vice-presidente da companhia aérea, Luiz Mór, na manhã de ontem: no dia 12 de junho, a TAP iniciará o voo Lisboa - Porto Alegre. Durante café da manhã com a imprensa, o executivo da TAP destacou o trabalho realizado por Marta Rossi e Silvia Zorzanello na aproximação do mercado europeu com o Rio Grande do Sul, apresentando 'um Brasil diferente'. Para ele, pode ser creditado à empresa promotora do Festival do Turismo e a Gramado essa aproximação entre o sul do Brasil e o mercado europeu.
Conforme Mór, o novo voo irá favorecer a internacionalização do Estado como destino turístico, abrindo oportunidade para que a cidade assuma o papel de capital do Mercosul. “Porto Alegre deixará de ser o final do Brasil, tornando-se porta de entrada de europeus no país”, destacou. Para Marta, a notícia coroa um trabalho que o Festuris vem fazendo há anos junto ao mercado europeu e internacional. A opinião de Marta é compartilhada pelo ex-prefeito Pedro Bertolucci, outro grande incentivador da aproximação de Gramado e do sul do Brasil com o mercado europeu. "Fizemos várias ações nesse sentido por anos", conta Pedro. Uma delas, feita em parceria com as secretarias de Turismo de Foz do Iguaçu e de Santa Catarina, foi apresentada à diretoria da TAP durante o Festuris de 2008.
"Buscávamos atrair o europeu interessado em belezas naturais. Ele chegaria em Foz do Iguaçu, iria para Florianópolis e depois viria a Gramado. Para isso, pedimos que fosse criado um voo direto para a capital de um desses estados do sul", lembra. Segundo Pedro, o voo Lisboa - Porto Alegre vai abrir um horizonte de oportunidades e Gramado será muito beneficiada com isso. "A cidade vai poder aprofundar mais as relações já estabelecidas com o mercado europeu, através da criação de mecanismos de promoção", avalia.
O voo Lisboa - Porto Alegre da TAP terá frequência de 4 vezes por semana e ofertará cerca de 2.300 lugares semanais. É o 10º destino da cia aérea no Brasil, que já faz a ligação entre Brasil e Europa a partir de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Luiz Mor e Marta Rossi
Foto: Divulgação Festuris
Foto: Divulgação Festuris
Nenhum comentário:
Postar um comentário