sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Turismo de Aventura é um dos segmentos que mais cresce no País

Antes visto como apenas um complemento para o Ecoturismo, o Turismo de Aventura é hoje um dos segmentos mais procurados pelos turistas que visitam o Rio Grande do Sul e o Brasil. Atividades como rafting, rapel, arvorismo e canoagem chamam a atenção de todas as classes e idades de visitantes.

Segundo estudos realizados pela Organização Mundial de Turismo (OMT), estima-se que o Turismo de Aventura cresceu cerca de 20% por ano desde 1998 em todo o mundo. Ainda no estudo, a organização faz questão de lembrar que neste segmento não apenas parques e estruturas naturais (cidades) podem lucrar, pois o dinheiro envolve muito mais pessoas e empresas, como seguradoras e fornecedores de equipamentos.

Na região da Serra gaúcha, são dadas diversas opções para esta prática de turismo. Como principais cidades com essa oferta estão Cambará do Sul e Canela, que investem forte para atrair turistas. Cambará, além dos já famosos cânions, no parque dos Aparados da Serra, oferece rapel, tanto em cachoeiras como em paredões, passeios em caminhonetes passando por rios, e fazendo trilhas.
Já Canela, famosa por suas paisagens, é praticado rafting, rapel, trekking (trilhas) e outras modalidades do Turismo de Aventura. O principal local para as atividades é o Parque do Caracol, onde está a famosa Cascata do Caracol, com 131 metros de queda livre.

Por essas e outras razões que esse tipo de turismo cresce tanto. Já há alguns anos muitos investidores preferem criar estruturas para desfrutar da natureza e de seus atrativos, ao invés de implementar novas atrações. O secretário do Turismo de Cambará, Dilmar Reis, revela que o segmento abriu as portas da cidade. “O Turismo de Aventura realmente leva a bandeira do município para todo o País. A procura é muito grande por essa prática, e como Cambará já é bastante conhecida por isso, as agências de viagens já vendem pacotes com as atividades de aventuras inclusas. Investimos muito neste segmento, mas sempre visando preservar a natureza”, afirma o secretário.

Parque Aparados da Serra é conhecido nacionalmente pelo Turismo de Aventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário